Notícias do dia 26.02.2013

Camarão argentino ameaça o nacional

Olho vivo. Donos de restaurantes, liderados pelo Coco Bambu, fazem movimento nesta terça-feira em Brasília pela liberação do camarão argentino para venda no Brasil, sob  alegativa de que o produto brasileiro “está caro demais.” Os produtores nacionais alegam que o “custo Brasil” está inviabilizando as fazendas que produzem  camarão em cativeiro. E acrescentam: “agora virá o camarão argentino, daqui a pouco será a vez do camarão asiático. E vai acontecer o que acontece com a importação de peixe asiático, que quebrou a indústria  pesqueira nacional”. Portanto, olho vivo.
Água, água, água


Agora é prá valer e oficial: 180 municípios cearenses vão estar em regime de recebimento de água em carros pipas em quase todos os distritos. As autoridades ainda não reconhecem essa realidade para não apavorar a população
Posto avançado por Vara


O Tribunal Regional do Trabalho programa-se para entregar à cidade de Aracati e  aos municípios vizinhos uma Vara do Trabalho, que substituirá o Posto Avançado atualmente existente. A presidente Roseli Alencar Furtado toma as providências nesse sentido. Depois eu conto mais.

Instituto do Ceará empossa três





Juarez Leitão



Será no próximo dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher - a posse dos três novos membros do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico. Horário:  17 horas.
Os novos nomes são o professor e historiador Juarez Leitão, o escritor Afonso Tabosa e o ex-governador Lúcio Alcântara. Juarez Leitão,  um dos mais brilhantes tribunos do Nordeste,  falará em nome dos três.
Cresce apoio ao Centro Cultural Jáder

Registra o jornalista Vicente Alencar que o  Clube dos Poetas de Fortaleza está apoiando a idéia de criação do Centro Cultural Jornalista Jáder de Carvalho,  na Praia do Náutico. É mais um reforço para um projeto que tem tudo para ser vitorioso.
O Engenheiro Parente de Albuquerque Junior, o Conselheiro Clélio Cavalcante e a escritora Mônica Diniz, torcem para que o Projeto seja  imediatamente aprovado pelas autoridades  municipais.
Logo que o Centro Cultural Jornalista Jáder de Carvalho seja inaugurado na Praia do  Náutico, poetas, escritores e nomes de destaque da cidade terão um novo ponto para suas atividades.
Violência urbana e contra crianças


A deputada Fernanda Pessoa tem demonstrado preocupação com o que se passa no Ceará em relação à violência urbana e agressões a crianças e adolescentes, sobretudo no que concerne à prática de violência sexual com menores. Ela tem comparecido à tribuna da Assembléia Legislativa para fazer essas denúncias e cobrar uma ação preventiva da polícia. Os dados oficiais apresentados por ela são dignos de apreciação por organismos internacionais.
“Kuriquiã” é livro de médico

O médico e escritor Almir Gomes de Castro,  que pertence aos quadros da SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores), lançará seu novo livro dia 28 de fevereiro (quinta-feira),  às 20 horas. “Kuriquiã”  será levado ao
público  na Casa de Alice (Rua Dom Joaquim, 76, vizinho ao Flórida Bar). Todos os seus colegas e amigos estão convidados.
Plano Nacional de Educação

Numa iniciativa do Mestrado e Doutorado em Direito da Unifor, o senador José Pimentel e o presidente do Conselho Nacional de Pesquisa em Direito, Vladmir Silveira, falarão sobre  o Plano Nacional de Educação. Será nesta sexta-feira, 2 de março,  às 19 horas, no auditório Celina Queiroz. A professora Gina Pompeu na articulação.
Gente fina é outra coisa
Em tempo de blog: “Caro amigo desde os tempos pioneiros da década de 60 do século passado, quando aqui aportei, para participar do primeiro governo do VT. Fico grato e muito bem impressionado com a qualidade do seu blog e os critérios adotados na dosagem e seleção das matérias; um trabalho com o seu feitio e o seu estilo sóbrio. Fico alegre de ter sido lembrado em sua lista de endereços e espero, apesar da minha temporária reclusão doméstica, seguir recebendo essa sua página, que sem saudosismos piegas, informa, preserva e estimula as pessoas a serem mais solidárias e participativas. Meus parabéns por esse produto relevante que é o seu blog, moderno, agradável e útil. Com o melhor apreço do Fernando Távora.”
  vou eu: O Fernando Távora, engenheiro competente, sempre foi um “gentleman”  no trato com as pessoas, elegante no vestir e em caráter. Obrigado, Fernando.
CURTAS SOCIAIS


  • As sras. Ana Maria Studart e Mana Holanda visitaram a amiga Vera Cardoso Linhares, que convalesce em casa.

  • Nesta quarta-feira, 27, às 19h30, no Teatro José de Alebcar, apresentação do espetáculo “Anatomia das coisas encalhadas” com Sílvia Moura.

  • O blogueiro Luciano Rocha agita hoje sua festa de aniversário. O “Nat” na realidade aconteceu ontem.

  • O Grupo Princesa do Norte, que reúne mulheres nascidas em Sobral, faz sua reunião mensal quinta-feira para as despedidas da presidente Socorro Olímpio.

  • Lenilza Campos já se prepara para nova viagem internacional.