Notícias do dia 15.02.2013

Deputado sem freios na língua


O deputado Fernando Hugo  (PSDB) abriu a boca contra as promessas não cumpridas do  PT  em relação ao Ceará: “Cadê a refinaria?, Cadê a transposição  do São Francisco?, Cadê a siderúrgica? Cadê os milhares de empregos? Cadê a transnordestina? Tudo mentira para continuar enganando os bestas  e as nossas lideranças políticas incompetentes”, tascou ele da tribuna do parlamento cearense na manhã de hoje, 15. “E o Lula vem aí  mentindo  mais”, completou.

Seca será tema do Agropacto na AL        

“Pacto das Secas – O papel de nossas lideranças no processo” é o tema da reunião do Agropacto (Pacto da Agropecuária Cearense)  que acontecerá nesta segunda-feira, excepcionalmente, às 8 horas, no plenário da Assembléia Legislativa. O presidente da Assembléia, deputado José Albuquerque, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya, conduzirão o encontro que terá lideranças políticas do Ceará junto ao Congresso Nacional entre os debatedores.
Ceará é 2º em fraude no “e-commerce”

Olho vivo. A facilidade de comprar pela Internet pode gerar problemas e perda de dinheiro. Antes de sair digitando seus dados, é preciso se preocupar com a sua segurança. O Ceará foi o segundo Estado, no ano passado, com maior volume proporcional de tentativas de fraudes no chamado  “e-commerce”, conforme o FControl, empresa do Buscapé Company, que acompanha o problema de fraudes na Internet.
Esse tipo de crime foi identificado em 7,5% das transações no Ceará em 2012 - contra 6% em 2011. O Estado  ficou atrás apenas do Pará, que alcançou a marca dos 9,7%. O estudo da FControl também revela que os provedores mais utilizados para a criação de e-mails falsos são os gratuitos, “pela facilidade encontrada  pelos fraudadores”, justifica.

As categorias mais visadas  são: turismo, telefonia, informática, eletrônico e automóveis. O Norte do Brasil  foi a região com mais problemas com fraudes, 5,6%. Já o Nordeste ficou em segundo, com 4,7%, seguido pelo Centro-Oeste (3,2%), pelo Sudeste (2,5%) e o Sul (1,6%). Ao longo de 2012, a FControl bloqueou mais de R$ 150 milhões em transações fraudulentas no “e-comerce” brasileiro. Portanto, olho vivo.



JACARÉ JERI  FAZ CARNAVAL 
CULTURAL EM JERICOACOARA

Bonecos de pano gigantes nas estreiras e escuras ruas de Jeri.


Pela primeira vez em Jericoacora a festa de quatro dias com enfoques na cultura popular cearense  aconteceu com  muita música e compromisso social que renovou o evento folião com proposta integradora e diversão.

 O Carnaval Jacaré Jeri 2013  inaugurou na praia de Jericoacoara uma democrática e pacífica celebração das artes populares e de rua com ênfase na cultura tradicional do Ceará, trazendo como atrações maracatu e coco, marchinhas, bonecos e máscaras gigantes, teatro de rua, além de banda de marchinhas e festejos ao som de projeto musical Divino Maravilhoso.

A garotada se divertiu com o jacaré estilizado


         
O Jacaré Jeri promoveu uma festa para todos – moradores, famílias e turistas que visitam a hospitaleira, cosmopolita e paradisíaca vila.  As apresentações se concentraram na praça principal, tomando as pequenas ruas de areia,  e reuniram  artistas e foliões, junto à programação que teve, entre outras atrações,  a Dança do Coco do Alagadiço (Trairi) e o Maracatu Nação Tremembé (do distrito Aracatiaçu de Sobral), além de marchinhas com a banda Jacaré Jeri e o do teatro de rua  “Conversas de Lavadeiras”, pela divertida Trupe Caba de Chegar de Teatro (Fortaleza/CE). Ao final de cada dia, o discotecário Régis Lima  animou com seleções musicais numa  rica mistura do tropicalismos e músicas brasileiras de várias épocas e ritmos. 
(Assessoria de Imprensa – Kiko Bloc Boris e Helena Félix. Fotos de Sheila Oliveira).

Animado grupo da Banda Jacaré de Jeri agitou a programaão musical




Índios Tremembé serão

professores universitários

Trinta e seis professores indígenas do povo Tremembé de Almofala, na região norte do Ceará, são os primeiros do Nordeste a receberem diploma de nível superior por uma universidade federal. Durante 6 anos de estudos, eles concluíram as 4.000 horas do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior - MITS, específico para a formação de docentes das escolas indígenas desta etnia. A solenidade de colação de grau está marcada para o dia 6 de março próximo, na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. (Paula Guerreiro - Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS - UFC - Campus Sobral).
Na base da adesão
Os amigos de Apollo Scherer vão comemorar o  “niver” dele com almoço no dia 18, a partir do meio-dia, na Whiskeria Parque Recreio. Será na base da adesão e a Priscila Eventos coordena. Malu Cavalcante à frente.
Falando sobre Vinicius

Fernanda Quinderé 


A  convite da Presidente da Academia Fortalezense de Letras,  Lucia Lustosa da Costa, Fernanda Quinderé  estará  no dia 20, quarta-feira, às 19 horas, falando sobre Vinicius de Moraes abrindo as comemorações do centenário do poeta sem fardão. A palestrante diz que os acadêmicos professores que quiserem podem  levar seus alunos pois estará   aberta  ao diálogo com todos eles. O local do evento é a sede da Academia Cearense de Letras.
Quanto mais Itapipoca melhor
Algumas moças bonitas de Itapipoca, o município dos três climas – serra, mar e sertão – marcaram presença carnavalesca com um agitado bloco que fez sucesso. E Flávio Melo, líder da agradável e diversificada Banda Caribbean Kings, aproveitou e fez a foto.
CURTAS SOCIAIS

*Grupo local pretendendo fazer viagem pela Áustria, Hungria, República Checa e Croácia. Depois eu conto mais.

*O Master Coaching Paulo Vieira fará palestra no dia 18, segunda-feira, às 19 horas, no Buffet Viriato,  sobre o tema “Liderança com foco em resultados.” Público alvo: empresários, executivos e profissionais de empresas.

*Ganham cumprimentos nesta data, 15, porque fazem aniversário Simone Bellin, Mariá Frota, Viviane Parente,  Fred Guilhon e Luiza Cavalcante.
*Amanhã, 16, os abraços vão para o “chef”  Alex Rangel Rocha, que veio de Barcelona para uns dias com os familiares; Fátima Oliveira (sra. Nestor Paz Oliveira,  Márcio Távora, Marília Esteves e Tom Barbosa.

*16 de fevereiro é também o dia consagrado à Nossa Senhora do Desterro.

*No dia 17 eu cumprimento a querida amiga Penha Fernandes, que trocou a hotelaria por outras atividades empresariais.


Tenham todos um bom final de semana.