Notícias do dia 04.02.2013

Governador Cid volta à Assembléia
 Depois de estar presente na  posse dos novos dirigentes, na última sexta-feira, o  governador Cid Gomes voltará  nesta terça-feira à Assembléia Legislativa com todos os seus secretários para  apresentar a proposta orçamentária do Estado para 2013. A solenidade ocorrerá às 10 horas da manhã.
Agropacto agora será quinzenal
O Agropacto inicia suas atividades de 2013 com algumas mudanças: os encontros passam de semanal para quinzenal; os membros do Comitê   se envolverão  mais na seleção dos palestrantes; vão pedir mais apoio da imprensa para divulgação dos trabalhos; inclusão no Comitê de representantes da Faculdade de Veterinária, Centro de Ciências Agrárias da UFC, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará-Fetrace. Quem assina o documento circular é o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária Flávio Viriato de Saboya Neto, que é também o Coordenador Geral do Agropacto.
Aliás, na primeira reunião do ano, nesta terça-feira, 5, às 7h30, no auditório da superintendência do Banco do Brasil, o palestrante será o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, que falará sobre as ações de sua pasta para 2013.
O Carnaval que ficou na saudade

João Otávio Lobo e Luiz Girão em plena folia no Náutico.


Mais de quatro mil pessoas lotaram o Náutico Atlético Cearense na 46ª. edição do seu Carnaval da Saudade, evento conduzido pelo casal presidente Pedro Jorge Medeiros  que, como nos anos anteriores, decorreu na maior alegria e tranqüilidade. Pelos menos três gerações brincaram tranquilamente, as dos avós, dos pais e dos filhos. O Ceará ainda tem disso e é muito bom ver essa alegria contagiante entre familiares. Reclamação: venda de uma única marca de cerveja e as mesas ocupando  os salões, o que deixou pouco espaço para os foliões.
O vilão do endividamento
O cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívidas por 74,8 por cento das famílias endividadas, o segundo tipo são os carnês, com 19,7% e, em terceiro, por crédito pessoal, 10,4 por cento das famílias. Os dados foram coletados em todas as capitais brasileiras em pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio no final do ano passado.
Fazenda estadual terá monitoramento eletrônico
A Secretaria da Fazenda estrutura a melhorias nos postos existentes e a implantação de novos postos de fiscalização nas divisas e estradas estaduais, o que, quando concluída, deverá totalizar 65 postos de fiscalização. Também vai implantar 85 pontos de monitoramento eletrônico na malha rodoviária estadual, até mesmo nas estradas vicinais. Essas “câmeras on line”, além do controle direto de mercadorias, poderão também ser utilizadas pela Polícia no controle de fugas de marginais. Quem fez essa afirmativa foi  João Marco Maia, que é autoridade destacada da Secretaria da Fazenda, falando recentemente  para os membros da Câmara Setorial de Eventos.
Ele também revelou que a maior dificuldade que a Sefaz encontra para trazer para a formalidade os comerciantes informais é a burocracia: para a constituição de uma firma leva-se mais de 100 dias. “Se é difícil entrar, mais difícil ainda é sair”, completou.

Congressos de Direito de Família
Em Fortaleza, em 2014, acontecerão  o Congresso Internacional de Direito de Família e o Congresso de Direito de Família do Mercosul. São esperados cerca de 200 participantes.
CSE quer saber quem organiza eventos
A Câmara Setorial de Eventos do Ceará está fazendo um levantamento completo de todos os segmentos envolvidos com essa atividade no Ceará para a publicação de um manual contendo todas as informações básicas para a realização de um evento, seja congresso, convenção, show etc. A CSE é presidida por Circe Jane Teles.