Notícias do dia 28.01.2013





Dinheirama para o Náutico,
linda comissão para corretor

O Náutico em tempo de Carnaval  da Saudade.
Quiprocó no Facebook envolve os Srs. Gladson Mota e João Otávio Lôbo Neto por questões relativas ao Náutico Atlètico Cearense, do qual os dois são associados, sendo Gladson o vice-presidente social licenciado, e o João Otávio um dos freqüentadores mais antigos. A questão é ainda a decisão do Conselho Deliberativo de arrendar por 80 anos parte da área da sede (com fachadas para a Avenida Beira-Mar e Avenida da Abolição), importante injeção financeira no clube, que vive uma crise econômico financeira sem precedente. Operação que renderá uma dinheirama para a agremiação alviverde e uma linda comissão para quem intermediar. Gladson rebate as acusações de João Otávio, que promete revidar.

Concentração de renda em Fortaleza apavora


O experiente empresário Luiz Girão publicou em sua página do Face: “Estou apavorado com a concentração econômica regional do nosso Estado, apavorado mesmo: 92% do ICMS arrecadado no estado e na região metropolitana, 7 de cada 10 empregos também. Com certeza outra seca vai concentrar ainda mais. É o fim das pequenas cidades.”
2.629 vagas do SISU para 2ª. Chamada

Foi encerrada a contabilização da primeira convocação da edição 2013 do Sistema de Seleção Unificada (SISU), em que a Universidade Federal do Ceará teve 3..629 de suas 6.258 vagas preenchidas. O índice de matrículas efetivadas (58%) é equivalente ao do ano passado, tratando-se de um dos maiores do país.
Com o resultado, 2.629 vagas permanecem disponíveis e serão ofertadas para a segunda chamada, cuja divulgação ocorrerá na segunda-feira, 28. A matrícula dos candidatos selecionados na segunda chamada será nos dias 1, 4 e 5 de fevereiro, em todos os campi da UFC: Fortaleza, Cariri, Quixadá e Sobral. (Fonte: Pró-Reitoria da Graduação da UFC).
Novo Prefeito de Massapê parte em busca
de fábrica de calçados e matadouro público


Eu conversei com o jovem prefeito de Massapê, município da zoa Norte do Ceará, Antônio José Albuquerque, sobre os seus planos de gestão. Veja o que ele revelou:
“Estamos conseguindo junto com o deputado Zezinho Albuquerque, com o deputado federal Antônio Balhmann e com o governador Cid Gomes para levarmos uma fábrica de calçados para Massapê para a geração de emprego e renda no município; temos também a questão do matadouro público, que não existe na cidade; colocar o hospital para funcionar de verdade, e, com certeza, melhorar a educação, essas são as prioridades e as urgências agora”.
“Os problemas mais cruciais são a falta de emprego e a saúde, porque o hospital não funciona de verdade; hoje uma pessoa sempre que necessita de assistência médica tem que ir para Sobral. Massapê não tem educação nem merenda escolar para as crianças. Outra questão são as casas de taipa e até mesmo de lonas. Existem ainda muitas moradias nessa situação. Vou trabalhar juntamente com o deputado Zezinho Albuquerque, com o governador Cid Gomes e com o nosso líder maior Ciro Gomes para, se Deus quiser, acabar com as casas de taipa no município.”
Camocim Prestigiado

O município de Camocim, além de ter um filho em cargo de relevância na política cearense – o deputado Sérgio Aguiar, que a partir de primeiro de fevereiro ocupará a Primeira Secretário da Assembléia Legislativa –, colocou também o pai dele, conselheiro Francisco Aguiar, como presidente do Tribunal de Contas dos Municípios.
Duas personalidades importantes para a região, que certamente irão trabalhar muito para o crescimento da região.
Casos de sucesso com Edilmar Norões

A Associação Comercial realiza nesta terça-feira, 29, às 8 horas da manhã, o evento “Coletiva Empresarial – Casos de Sucesso”, que objetiva homenagear pessoas que se destacaram no exercício de suas atividades profissionais. O convidado é o jornalista Edilmar Norões. Quem convida é o presidente da entidade, João Porto Guimarães.
Câmara Setorial de Eventos ouve grupos técnicos

Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará nesta quarta-feira, 30, no auditório da ADECE. A presidente Circe Jane Teles comanda. Em pauta assuntos relacionados aos grupos Temático de Pesquisa, com listagem dos órgãos e empresas que trabalham com eventos; Capacitação para diagnóstico do que está sendo feito nessa área; Normas Técnicas, grupo permanente de melhorias; e Incentivos Fiscais e Tributário, análise dos contratos de fornecedores de empresas de formatura.
Mulheres de negócios e profissionais

Evento significativo foi a posse da nova diretoria da BPW/Ceará – Business Professional Women - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Fortaleza. A presidente Glória Ribeiro passou o comando da entidade a Elisa Maria Estrela Ferreira, em solenidade no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.
A diretoria é formada também por Antônia Ednólia Cordeiro e Douvina de Castro, vices-presidentes; Francisca Hilda Veloso Magalhães e Maria da Conceição de Brito, primeira e segunda secretárias, respectivamente; Maria Valéria Weyne e Eva Júlia Lienfeld, tesoureiras. A “past president” é Maria da Glória e Souza Ribeiro.
Guia Municipal 2013

A jornalista Silvana Frota, editora da revista Ceará e Municípios, lança no dia 4 de fevereiro a nova edição do seu Guia Municipal com as novidades de 2013. O evento terá como cenário o auditório Deputado Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa e o deputado Sérgio Aguiar, Primeiro Secretário da nova Mesa Diretora da Casa, convida.
No Nordeste não tem ONGs
estrangeiras ajudando, não!


Corre na Internet. Por que não existem ONGs no Nordeste seco? Você consegue entender isso?
Vítimas da seca.
Quantos? – 10 milhões
Sujeitos à fome? – Sim
Passam sede? – Sim
Subnutrição? – Sim
ONGs estrangeiras ajudando? Nenhuma!!

Índios da Amazônia.
Quantos? - 230 mil
Sujeitos à fome?- Não
Passam sede? - Não
ONGs estrangeiras ajudando? 350.

Provável explicação:
A Amazônia tem ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam cerca de 14 trilhões de dólares. O Nordeste não tem tanta riqueza, por isso não há ONGs estrangeiras ajudando os verdadeiramente necessitados.
E agora a pergunta: Você não acha isso, no mínimo, muito suspeito? E os autores pedem para que a mensagem seja repassada.
Hotelaria nacional debate desafios

De 25 a 27 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, acontece o 55º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) tendo como tema central dos debates os “Desafios e perspectivas regionais da indústria de hospitalidade”. O evento é realizado pela ABIH nacional. Temas como capacitação de mão-de-obra, carga tributária e acesso ao crédito também entram em pauta. (Fonte: Blog de turismo de Mariza Ortiz, de Florianópolis, SC).